[FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

Cristina Fernandes Silva cristinafs.listas em gmail.com
Quarta Abril 2 10:30:22 BRT 2008

Pessoal,

Estamos com uma empresa que tem um servidor de e-mail (MS exchange)
dentro de uma de datacenter irei chamar de DATA, por questões de custo
e politica da empresa, foi resolvido retirar e colocar no escritório
onde existe um link de 2MB full embratel.

No registro.br os IP de DNS primário e secundário é do datacenter e o
meu servidor de e-mail é acessado na empresa através de VPN com ip
10.10.0.5, ou seja, não usamos um endereço externo a não ser via
webmail. E  feito um NAT do webmail.exemplo.com.br para o meu
servidor.

Para mudança estamos pensando em usar o FreeBSD ou pfsense o que me
diz para ser o DNS e ao mesmo tempo prover VPN e NAT para o servidor
de e-mail.  Neles eu posso ter os dois DNS (primário e secundário) ??

Alguem tem um opinião a respeito desta solução ??