[FUG-BR] Retirada de Servidor de e-mail datacenter

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quarta Abril 2 12:00:41 BRT 2008

2 dns's na maquina é possível sim e mais simples como você listou, um
pouquinho mais complicado com named e bem mais fácil com djbdns.

Na minha humilde opinião, você poderia fazer o pfsense atuar como seu
firewall, apontar sua rede interna direta para o servidor de email e
apontar via vpn quem vem de fora para o servidor e instalar
tranqüilamente o djbdns no pfsense.

Só atente para a instalação do djbdns no pfsense, já que o mesmo não
vem com esquema de ports e nem com pacotes de compilação. A idéia dele
é essa mesma, menor o possível.

Outra opção é você colocar o dns na própria maquina do servidor de
DNS, só vai ser um serviço a mais rodando na maquina, e que não
consome quase nada de recurso e banda.

Existem vários tutoriais sobre implementar o djbdns da forma que eu te
falei e lendo um pouco sobre ele, garanto que vai gostar do mesmo.

Se você for uma pessoa (ou a empresa) chata com esquema de segurança,
é interessante implementar esquemas de Jail, já que você cria níveis
de acesso em uma máquina só. Mas isso já é outra historia.

Espero ter ajudado.

Abraços

Em 02/04/08, Klaus Schneider<klausps em gmail.com> escreveu:
> Em 02/04/08, Márcio Luciano Donada <mdonada em auroraalimentos.com.br>
>  escreveu:
>  >

>  >
>  > -------------------------
>  > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
>  >

> Olha, colocar 2 DNS no mesmo servidor até é possivel, mas terá que colocar
>  rodando em instancias separadas(por jail por ex).
>
>  Mas se existe a obrigatoriedade de ter dois servidores DNS, não é pq a
>  registro.br gosta de inventar moda... Se tu não tem servidores disponíveis
> [...]

Luiz Gustavo - BSD/Linux User
<=======\
<=======|=== www.luizgustavo.pro.br ===
<=======/
ICQ: 2890831 / MSN: gustavo.bsd em gmail.com