[FUG-BR] Servidor de Firewall precisa de bridge?

Sexta Abril 4 14:36:13 BRT 2008

2008/4/4 Astec <astec at centroin.com.br>:
> Outra perguntinha de infante:
>
>  Ao configurar um servidor Freebsd versão 7.0 para firewall (IPFW), com 2 interfaces de rede, Uma voltada para a Internet (Wan) e outra voltada para a rede interna (LAN). Eu preciso configurar também uma bridge entre as 2 interfaces, ou a configuração do servidor freebsd como filtro de pacotes (IPFW), já encaminha o que chega na interface WAN, para a Lan conforme as regras do ipfw.rules?

Não precisa de bridge, especialmente se tiver IPs disponíveis para as duas
redes diferentes que vào se formar. E, dependendo do qeu fizer, não deve
fazer bridge, pois alguns tipos de filtragem não são possíveis de serem
feitos quando tem bridge, pelo que eu me lembro.

Mas se não fizer bridge, não se esqueça da opção:

gateway_enable="YES"            # Set to YES if this host will be a gateway.

João Rocha.