[FUG-BR] Problemas com pptpd

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Segunda Abril 7 20:30:58 BRT 2008

Decobri o problema mais não sei aonde está o "bug". O que está
acontecendo é que toda nova conexão da vpn a tabela de rotas joga de
gateway a interface tun0, ou seja se mais de um cliente conecta ele
pegará a interface tun0 e não a tun(usuários conectados +1).

Resolvi isso após um xaxo-script ( e que funciona) fazendo asim
 route add ipCliente ipInterface -ifp tun(usuarios conectados +1).

O script é simples  e no meu caso resolveu.
No meu ppp.conf adicionei
!bg /etc/ppp/rotas.sh

meu /etc/ppp/rotas.sh
######
#!/bin/sh -x
sleep 3
echo `date`>> /etc/ppp/dat
GATEWAY="10.1.1.4"
REDE="10.1.1"
IFCONFIG=`ifconfig| cut -c 20-29|grep $REDE > /etc/ppp/ifconfig`
IFCONFIG_FILE="/etc/ppp/ifconfig"
CONTADOR=0
while read LINHA
do
         route delete $LINHA
         route add $LINHA $GATEWAY -ifp tun$CONTADOR
         let "CONTADOR += 1"
done < $IFCONFIG_FILE
rm /etc/ppp/ifconfig

Ele da um sleep no script para esperar o ppp adicionar a rota do
cliente, pegar todas as interfaces tun, apaga a rota para estes ip's e
adiciona uma nova rota informado a interface certa.

A pergunta que fica é aonde está o problema se é no poptop ou se é no
ppp. Eu acho que seja no ppp pois ele que tunela e o mesmo que
adiciona as rotas. Achei muitas pessoas com problemas em vpn's deste
tipo e nenhuma solução, meu script resolveu mais poderia ser resolvido
no binário evitando problemas de outras pessoas.

Att Giancarlo Rubio

Como poderia eu setar as rotas na mão via

--
Giancarlo Rubio