[FUG-BR] RES: [Off Topic] Quem já leu o HandBook?

Terça Abril 8 12:31:44 BRT 2008

O que mais achei de dificuldade quando usei um Linux a milênios atrás foi
saber o que estava aonde, afinal, no SCO UNIX era padronizado a tempos. Um
handbook do Linux me fez muita falta, até a conectiva lançar um manual do
seu Linux. Afinal, descobrir o caminho de inicialização de cada coisa, as
variáveis foi um saco. E para instalar era pior, eu via pacotes com nomes
exóticos e nem sabia o que era, no final, instalava 2GB de programas para
fazer um NAT.

O handbook documenta isto e muito mais, de forma que quem nunca viu o
freebsd saiba ao menos por onde começar. Ele não vai dar solução de
problemas, isto cabe ao administrador, que pode sim recorrer a lista e ao
Google. Mas ao menos informa o que é full install, kernel developer e por aí
vai.

É este um dos diferenciais do freebsd frente a concorrência, já existe
documentação a tempos, enquanto foi depois de anos que as  "empacotadoras"
de distribuição começaram a fazer documentação de verdade, ao invés de
livros bonitos e coloridos ensinando a instalar(o que não adianta nada).