[FUG-BR] IPFW e VoIP

Domingo Abril 13 01:21:52 BRT 2008

Eduardo Schoedler escreveu:
> Olá pessoal.
>
> Alguém aqui teria algum exemplo de regras para mim conseguir priorizar
> tráfego voip utilizando IPFW (sem PF) ?
> Estou me vendo estreito aqui... quanto mais conheço voip, mais odeio! =)
>
> Certa vez o Evandro Nunes postou alguma coisa aqui...
> http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2007-10/msg00615.html
> As regras que tem ali me interessam, mas pelo visto tá faltando algo a mais!

Use WF2Q+ (tem exemplos na man do ipfw), defina o IP do gw VoIP com um
weight alto e o resto baixo, e pronto. Impossível ser mais simples =)
Porém, como qualquer tipo de priorização, se a conectividade já estiver
no limite quando a sessão VoIP for iniciada, deve levar alguns segundos
até a qualidade ficar 100%. Até uns 6 segundos.