[FUG-BR] RES: RES: Ajuda com Programa Asterisk

Segunda Abril 14 18:54:56 BRT 2008

Freepbx[1] é uma interface web amigável, você adiciona as chamadas para os
arquivos que ele gera dentro de seu asterisk. Pode rodar em qualquer Unix.

Mas você pode ainda utilizar empacotamentos Linux com tudo pronto. O
disc-os[2] é feito pela intelbras, "abrasileirado", com tweaks para os
padrões de telefone e placas e1/fxo encontradas no Brasil. A interface é
desenvolvida por eles, bastante simples, mas cumpre bem o que promete.
O trixbox[3] é uma distribuição Linux em cima do freepbx muito popular, tem
módulos gratuitos e versão paga, bem como appliances com a versão full.
Nunca usei mas falam bem.  Tem também o elastix[4], um fork do trixbox com
módulos adicionais como a2billing, CRM, tarifador e por aí vai, totalmente
gratuito.

Por fim, há uma distribuição da digivoice - meucci[5] otimizada para toda a
linha de placas que ela produz, mas também roda com digium e afins.

Para fins particulares uso o elastix com sucesso, em uma fxo, mas rodei sem
problemas com E1 da digivoice, depois de compilar os módulos.

Vale lembrar que todos são emcima de Linux, não sei como anda, mas a alguns
anos o suporte a algumas placas para o freebsd era pobre, necessitava de
patchs, mas não sei se isto ainda procede, não uso nenhuma placa e1 em cima
de freebsd.

[1] http://www.freepbx.org/
[2] http://www.disc-os.org/
[3] http://www.trixbox.org/