[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Estrutura de Servidores

Felipe Neuwald felipe em neuwald.biz
Quinta Abril 17 14:03:19 BRT 2008

Bruno, bom dia.

Email você configura fácil em MySQL. Fácil em tese, se tu for marinheiro
de primeira viagem, demora um pouco, mas pega o jeito. A receita é:
postfix + postfixadmin (apache + MySQL). Se quiser pode usar
courier-imap + SASL + clamav + amavisd-new ... E por aí vai. Tem outras
soluções também, mas essa é uma das mais interessantes que já utilizei
até hoje, e já testei algumas.

Outros serviços, que não estão integrados com MySQL, tu vai ter um
trabalho manual. Por exemplo, apache. Eu pesquisei, procurei, testei,
etc e tal, alguns módulos que prometiam buscar a configuração do apache
do MySQL. Não atenderam as minhas expectativas. Solução? Desenvolvi
estrutura de banco de dados que contêm as informações que preciso, uma
estrutura hierárquica de organização dos arquivos de configuração do
apache, e, a chave de tudo: script shell que busca as informações do
banco. Pode utilizar outra tecnologia também, depende do gosto do freguês.

Abraços e boa sorte,

Felipe Neuwald.