[FUG-BR] e possivel acionar beep da placa mae do pc pelo freebsd ?

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sexta Abril 18 13:19:30 BRT 2008

On Fri, Apr 18, 2008 at 12:23 PM, Diogo Rodrigo <lista em diogo.org> wrote:
> e possivel dar algum comando no freebsd para ele fazer aquele barulhino da
>  placa mae , uma vez q preciso fazer algum tipo de som e meu freebsd nao tem
>  placa de som ?

Jeito tosco: usar o comando

     printf '\a'

Pode funcionar ou não, dependendo de usares o console ou um emulador
de terminal. No xterm funciona mas Terminal, do  Xfce, por exemplo,
não funciona.

Jeito charmoso:

     devfs rule add path 'speaker' mode 666
     kldload speaker
     echo "t255cf8f8edc<a>~cf8f8edd#e~ce8cdce8cd.<a>c8c8c#def8af8" >
/dev/speaker

Para que pobres mortais consigam tenham permissão de usar o dispositivo sempre:

     1. incluir no /etc/rc.conf

          devfs_system_ruleset="devfsrules_local"

     2. Incluir no /etc/devfs.rules:

          [devfsrules_local=10]