[FUG-BR] RES: WF2Q+ (era IPFW e VoIP)

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Sexta Abril 18 14:08:04 BRT 2008

Valeu Renato!

O que eu não estava entendendo é que as queues não possuem uma estrutura de
árvore...
Basta cada pipe ter seu weight e pronto, certo ?
Claro que eu devo colocar o restante do tráfego dentro de um pipe também, e
setar um peso.

Muito Obrigado!

From: "Renato Frederick" <frederick em dahype.org>
Subject: Re: [FUG-BR] RES:  WF2Q+ (era IPFW e VoIP)

Olá Eduardo.

No caso, você teria que mudar o pipe.

Ou seja, colocar dentro do pipe de cada cliente um peso maior para o ip ou
porta de destino VOIP.
E o resto com outro peso. Algo como peso 10  pra voip e peso 1 pro resto.

Atualmente voce deve fazer algo mais simples, do tipo

##JOGA NO PIPE ENTRADA E SAIDA DO CLIENTE
Ipfw add pipe X all from ip_cliente to any out via XX
Ipfw add pipe Z all from any to ip_cliente in via XX
##CONFIGURA TAMANHO PIPE
Ipfw pipe X config bw 256Kbit/s
Ipfw pipe Z config bw 256Kbit/s

Isto teria que ficar parecido com:

##CONFIGURA TAMANHO PIPE
Ipfw pipe X config bw 256Kbit/s
Ipfw pipe Z config bw 256Kbit/s

##PIPE DE SAIDA - PESO MAIOR PRA VOIP
Ipfw queue 10 config weight 10 pipe X
Ipfw queue 20 config weight 1 pipe X
Ipfw add queue 10 all from ip_cliente to VOIP
Ipfw add queue 20 all from ip_cliente to any

##PIPE DE ENTRADA - PESO MAIOR PRA VOIP
Ipfw add queue 11 config weight 10 pipe Z
Ipfw add queue 21 config weight 1 pipe Z
Ipfw add queue 11 all from VOIP to ip_cliente
Ipfw add queue 21 all from any to ip_cliente

No caso acima, são criados 4 queues:

Saida de trafego normal
Saida de trafego voip
Entrada de trafego normal
Entrada de trafego voip

Sendo o queue voip 10x mais pesado que o normal.
E depois cada queue é direcionado ao pipe(que voce já deve ter)
E o pipe tem sua velocidade definida.

Veja que o caso acima só começa a fazer limitação se o pipe de 256k for
ultrapassado. Entao não adianta nada colocar 256k pro cliente se,
efetivamente, dele até o firewall, não tem condição de fornecer 256k(por
problema de rede ou tráfego)
Porque enquanto dentro do pipe estiver um tráfego menor que 256k, para o
ipfw, tudo está OK.
Isto é diferente de um frame que, em caso de problema na rede, enviaria bit
de congestão.