[FUG-BR] Apagar hd com segurança

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Sexta Abril 25 15:53:43 BRT 2008

Usa um martelo. :-D

Brincadeira. Você pode desmagnetizar o HD mesmo, mas aí seria perda do
próprio disco.

Participei em 2004 do ICCyber onde uma pessoa (não lembro quem)
mostrou que, mesmo formatando e gravando por cima diversas vezes era
possível resgatar dados de um HD através de técnicas de microscopia.
(LEVANTAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE MICROSCOPIA NA
RECUPERAÇÃO DE DADOS EM DISCOS RÍGIDOS - 	Alexanders T. das N.
Belarmino, Átila Leite Romero, Gustavo Scarpellini de Mello, Marcelo
de Azambuja Fortes e Rafael Saldanha Campello. -
http://www.iccyber.org/iccyber%202004/pag%202004/index.htm)

Então, sinceramente, não sei o que vc tinha nesse HD (boa coisa não
parece), mas o ideal é a destruição da mídia mesmo.