[FUG-BR] Apagar hd com segurança

Antonio Torres antonio.torres em vsat.com.br
Domingo Abril 27 11:56:36 BRT 2008

On 4/26/08, Eduardo Frazão <edufrazao at gmail.com> wrote:

> Gente... um DD nao resolve o problema? Como recuperar dados de um disco
> que
> teve todos os setores escritos com ZERO. Pelo que sei, dd nao faz marcação
> de espaço livre, realmente escreve setor por setor com zeros. Não existe
> nenhum outro local com metadados do disco que possa ser usado para
> recuperar. Ou existe?
>

> Abraços
>

> 2008/4/25 Marcello <unixmafia at yahoo.com.br>:

Sim é possivel ler a informação magnetica de um setor físico do disco, mesmo
depois dele ter sofrido diversas outras gravaçoes.... utilizando-se técnicas
de leitura *analógica* dos dados magnéticos da superfície da mídia

Parece exotérico, mas no texto abaixo (em ingles) tem praticamente todas as
explicacoes sobre o assunto.

http://www.infosecwriters.com/text_resources/pdf/Magnetic_Data_Recovery_JSawyer.pdf

Tambem nesse texto tem uma sugestão importante: dados sensíveis deveriam ser
gravados criptografados no disco; assim, mesmo que alguem recupere os dados
de um HD achado no lixo, teria ainda que decifrá-los.....

[]s

Antonio Torres