[FUG-BR] RES: RES: RES: vmware

Quarta Agosto 6 21:38:07 BRT 2008

Em questão ao vmware Server:
Voce não pode fazer backup live das máquinas virtuais(é necessário
pausá-las, copiar o arquivo de disco para outro servidor e daí
reiniciá-las);
Você não pode fazer cluster;
A versão gratuita não otimiza recursos inativos entre guests;
Você não tem redundância entre diversos servidores(se ele desligar as
máquinas que estão lá dentro dão shutdown forçado);
A performance de acesso a disco é degradada(porque o controle está a cargo
do Linux ou Windows, que daí grava o arquivo no EXT3 ou NTFS);

Com relação ao XEN, ele já roda criando LVM, a performance é melhor e ele já
permite acesso a storage mesmo na versão gratuita. O limite de socket de CPU
e 4GB RAM é bem aceitável e a versão standard não é cara. Só não tive
sucesso com processador sem VT para rodar FreeBSD, como falei ficava em
loop. Só rodei Linux :(
O fato de aceitar discos SATA ou até IDE pode ser bom para orçamento
limitado mas a performance deles, principalmente em algumas placas low-end é
sofrível, isto pode desanimar quem não conhece(e não é bem assessorado).
Já vi gente falar que virtualização é mais lento... triste, mas talvez seja
por tentarem rodar 5 guests em um server que mal comportaria 2 FreeBSD,
hehe.

Mas não estou reclamando, rodo 3 máquinas supermicro IDE com uns 10
servidores de homologação ao todo, em Vmware Server em Linux, mas a
confiabilidade perto do ESX ou virtualcenter é bem diferente, para um
ambiente que não pode parar. Foi a saída para não ficarmos com elas paradas,
já que o IDE limita a adoção do ESXi e o XEN limita o número de guests.

Falando em XEN, uma das primeiras máquinas que rodei virtualização foi AMD
opteron com XEN, apesar de ter dado um pouco de trabalho para conseguir
fazer um backup diferencial via rsync do LVM, está no ar até hoje, com RAID
5 em HD SATA :-)