[FUG-BR] Atualização maciça: Dicas

Aline Freitas aline em bsd.com.br
Segunda Agosto 18 22:20:02 BRT 2008

Em Monday 18 August 2008 16:56:55 Leonardo Linden escreveu:
> eu to cagado de medo...
> tenho que atualizar um 6.2 de producao com trocentas mil coisas...
> só que faco simulacoes numa maquina aqui.. e sempre trava no reboot....
>
> o tal do mergemaster eu simplesmente nao consigo distinguir o que ele
> me mostra na tela
> como tendo que atualizar ou nao...
> ate uma atualizacao que faco de um 7 para um 7 trava....
> e nao to errando no kernel nem nada... é o mesmo kernel recompilado
> que funcionava antes
> do upgrade.. nao é falta de driver nao....
>
> da pra ignorar tudo que esse mergemaster propoe ?
> [...]

Eu fiz a atualização de um servidor de produção, 6.2 para 6.3, via ssh com
cerca de 1 ano sem nenhuma atualização. Via ssh mas tranüquilo pois a máquina
estava na empresa mesmo. Tava funcionando lindo, mas 23 pacotes vulneráveis...
O servidor é extra-bombril-multi-tarefa: firewall, servidor de impressão,
servidor FAMP (FreeBSD+Apache+Mysql+PHP), svn, compartilhamento de arquivos
via samba e mais tudo o que puder imaginar.

Da atualização, o mais tranqüilo foi o sistema base+kernel. Meu único cuidado
foi com o bash, setado como shell padrão de todo mundo, até do root, com
bibliotecas dinâmicas! Recompilei ele estático. E então make kernel && make
buildworld && reboot ... mergemaster -p && make installworld && make delete-
old && mergemaster && reboot.

Agora, ports... aprendi uma lição. É melhor deixar pra fazer isso num fim de
semana, portupgrade -a do que no meio da semana, em plena produção. Houve
momentos em que aplicações python quebraram, conflitos com php, etc. Com
paciência, recompilando ports quebrados um a um mesmo depois da atualização,
tudo foi se normalizando.

Medo mesmo terei no dia que eu for atualizar ele pro 7.x... Mas o EOL do 6.x é
só em 2010 mesmo...

--
Aline de Freitas - Chave pública: ID DE632016 / keys.indymedia.org
gpg --keyserver keys.indymedia.org --recv-keys DE632016