[FUG-BR] 8086/8088

Terça Agosto 19 22:43:09 BRT 2008

2008/8/19 Joao Rocha Braga Filho <goffredo em gmail.com>

> E em um PDP 11 vale mais. (Piadinha para quem conhece a arquitetura.)

Nunca pude ver um pessoalmente mais já estudei sobre a mesma...
Muito interessante..

> O que vale sao os conceitos apreendidos... quem entende a fundo como
funciona
> um 8085 internamente, se pegar o datasheet de um quad core, ira se
> achar no circuito
> sem maiores dificuldades...

Claro que vai ter novidades, mas não se pode ensinar um processador
> complexo de uma vez. Se começa por um mais simples, e depois complica.
>
> Mais nem sempre o conceito é valido...
Por exemplo processador Quantico, arquitetura CUBA, entre outros
processadores para areas especificas... como GPUs.

> São. Sabia que são, de certa forma, inspirados nos Digital PDP 11? A
> Intel não sabe criar conjunto de instruções. Aliás, sabia que o Dual Core,
> e todos os outros da intel, são baseados no 4004, que era um processador
> de 4 bits? O 8008 era um aprimoramento do 4004, passando de 4 bits para
> 8 bits. O 8086 era a versão de 16 bits, e 80386 era de 32 bits, o 486 era
> um aperfeiçoamento do 386. e assim por diante. rs

> [...]

Brincadeira João mais é muito legal poder ler sobre tais assuntos na lista

> João Rocha.

> Se não me engano, boa parte das APs que tem por aí tem um processador
> MIPS. Se for mesmo, em Paraty existem algumas centenas de processadores
> MIPS.

Então em sua maioria são MIPS os que se basea em Atheros são MIPS e os
routerborad que tem mikrotik são RISC PPC

> João Rocha.

> "Sempre se apanha mais com as menores besteiras. Experiência própria."
>
> goffredo em gmail.com

Atenciosamente Paulo Henrique.