[FUG-BR] (sem assunto)

Paulo Pires pappires em gmail.com
Segunda Agosto 25 16:24:34 BRT 2008

On Mon, Aug 25, 2008 at 2:56 PM, thiagounix <thiagounix at bol.com.br> wrote:

>   Ola pessoal,
>   estou com problemas aqui.. é o seguinte: fiz alguns scripts de backup
>   automatico, mas o usuário para o backup não tem permissão e não
>   posso mudar pois são várias subpastas com variados donos e grupos
>   especÃficos, então a solução é liberar o root e fazer o tunelamento
>   com rsync como root mesmo, mas a chefa não quer liberar este acesso,
>   as máquinas aonde serão extraidas os dados tem duas placas de rede,
>   uma externa e outra interna, a grande pergunta é: TEM ALGUM MODO DE
>   PERMITIR O LOGIN DO ROOT APENAS A ENDEREÃO A REDE INTERNA?? COMO? favor
> [...]

1) Instale o pacote "sudo".
2) Crie um pseudo-usuário apenas para executar backup.
3) Configure o sudo para permitir que o pseudo-usuário criado no passo 2
possa executar como root apenas o script necessário para disparar o backup.
4) (Opcional, dependendo do caso): crie um par de chaves pública/privada
para autenticação do ssh sem pedir senha.

--
Um abraço.
Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.