[FUG-BR] RES: [OFF TOPIC] Re: The Internet's Biggest Security Hole

Adalto Lima Moreira adaltolm em gmail.com
Sexta Agosto 29 12:45:22 BRT 2008

vou evitar o mesmo tom nas respostas por respeito aos demais leitores dessa
lista

eu deixei claro sobre a necessidade plena de redundancia da solução pois o
hardware é menos confiável, um kernel mal atualizado ou não testado ou ainda
qualquer outro problema, é um problema anulado por uma redundancia bem feita

você nao pensa em sair atualizando tudo, spare e principal

1 - sem testar antes
2 - substituindo o spare pelo mesmo kernel novo antes de homologar o
ambiente

espera?
não seria responsabilidade suficiente
basta instaurar um procedimento interno de QAS

sobre o uso em grande escala, concordo sim, confesso, não é meu ambiente,
usar duzias, centenas ou milhares de roteadores com bgp, realmente não é meu
ambiente, eu gerencio apenas 4 bordas bgp, e algumas dezenas de roteadores
em clientes, mas nesses não tem bgp

sobre o custo, vou facilitar entendimento
não penso apenas em custo, meu fator de decisão foi escalabilidade
porque meu ambiente cresce dinamicamente, e para eu crescer em poder de
processamento ou interfaces de conectividade, ou se resolver colocar TSO nas
interfaces não preciso sair encomendando hardware específico, vou na
distribuidora e pego

custo pesou sim pra facilitar a redundância
antes era um desejo, proibitivo com cisco
depois quando decidimos optar por i386 tornou-se necessário
e dado o baixo custo, tornou-se mais que possivel, altamente viavel

depois disso tenho, ha 14 meses, downtime 0 dos roteadores
o downtime da rede não é 0 por problema em meio físico

peço desculpa a você e todos da lista que se sentiram ofendidos com a forma
não sutil que coloquei minhas opiniões, não insinuei propositalmente nada
sobre a competencia de cada um

se insinuo é sobre a competencia de tomadores de decisão, mas se vocês o
forem
me faz feliz ver que temos exceções, afinal um tomador de decisão
participando de uma lista
como essa aqui é no mínimo, muito raro
pelo que sei tem o sérgio da mitsubishi, alguns amigos de brasilia e os
carinhas da embrapa

mas não importa
importa que, exceto a implantação em larga escala
usar hardware de proposito geral mesmo que soekris ou mesmo outras
abordagens

eu uso Axiontek, pra ser preciso, essa board:

http://www.axiomtek.com/products/ListProduct.asp?ptype1=0&ptype2=0&ptype3=8

é basicamente uma board tipica para automação industrial
é hardware pra serviço pesado
conheço a linha manufactuing deles

confio 10 vezes mais do que o que vejo dentro de um chassis da cisco
confio 10 vezes mais no freebsd do que no IOS ou CatOS

mas homologo tudo internamente antes de por em campo

de novo peço desculpas aos que possam ter se sentido ofendidos com meu
e-mail
não era a intenção atacar ninguém, mas sim apontar onde eu acho que falta
um pouco de coragem

para mim, aberto não é só o código, são as ideias e também a forma como
enxergo
meu ambiente de trabalho

e não aceito pagar um carro popular por um equipamento, que de fato me
atenderá hoje
mas não sei no ano seguinte, ou antes. como sou eu quem decido, homologo e
crio, posso tomar essa decisão, e sim meu ambiente é crítico, trabalho em
uma operadora de última milha, daquelas que vai buscar solução de fibra
mono-modo de melhor relação custo/beneficio simplesmente porque sei que se
não diminuir o TCO vai inviabilizar o projeto do cliente, que pagará a mesma
coisa tendo menos, optando por uma MPLS via rádio ou equivalente

não só meu roteamento é livre de hardware caixa-preta ou software
proprietário e obrigações de licença, meus conversores Auto-MDIX também,
simplesmente porque fazer o cliente pagar 3 mil dólares por um trendnet
menor que um switch de 8 portas inviabiliza o projeto para ele, exatamente
como um cisco/juniper pra full routing com QoS/VPN/Telefonia também
inviabiliza
fico feliz de encontrar soluções melhores e mais baratas, baseadas em
hardware teoricamente comum, afinal um Celeron Core 2 Duo eu encontro fácil
em qualquer lugar

meu SLA é alto
o perfil de quem eu atendo é governo, mas tenho clientes como seguradoras,
cooperativas de crédito, e empresas de saúde
que dependem de last mile comigo pra aprovar negócios, liberações e até
mesmo exames clínicos
se cair, meu SLA faz com que eu pague trinta vezes mais, por fração de 15
minutos de indisponibilidade
nunca ter uma caixa-preta cisco me faria ter deixado de pagar 1 centavo de
SLA

e como eu disse, se alguém não quiser assumir responsabilidades,
terceirize-as
o grupo algar ou subs adoram vender responsabilidade, bem como (e eu diria
ainda mais) a eletronet

mas eu reconheço que não é o mais fácil sair de cisco,
requer boa vontade, coragem, e sim, pessoal técnico muito bem capacitado
mas garanto que com essa combinação, é muito mais que viável