[FUG-BR] Vulnerabilidades no PHP

Quarta Dezembro 3 10:23:07 BRST 2008

Marcus Lahr escreveu:
> Senhores, bom dia!
>
> Dentro do servidor q administro, existe um fórum de alguns professores
> que recentemente foi atacado. Parece muito com a ação de algum SPAMMER,
> segue o link em questão:
> http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/forum/viewforum.php?f=2
>
> Acredito que isso tenha acontecido por alguma vulnerabilidade na
> aplicação do fórum. Estou tentando um contato com o bolsista responsável
> pelo fórum para saber qual aplicativo ele utiliza.
>
> Mas minha pergunta é a seguinte, isso pode estar comprometendo os outros
> sites do meu servidor??
> [...]

O software é o phpBB, que costuma ter 1 bug sério por semana e uns 40
menos sérios no mesmo período. Sim dependendo de qual a versao do phpBB
pode ser possivel php injection; aparemente foi usado sql injection
apenas. Se o primeiro caso for possivel qualquer coisa que o usuario que
roda o Apache (normalmente www no FreeBSD) puder escrever, pode
comprometer seu ambiente, especialmente se voce nao isola o PHP por
segmento no webserver (doc_root, open_basedir, safe_mode, etc).

Varredura com Nessus vai ajudar, e portaudit localmente tambem. Tem
tambem o rats pra auditoria de codigo; se possivel use com os XML que a
Zend oferece que ai tem um mundo de testes.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800