[FUG-BR] Raid Hardware VS. Software

Quarta Dezembro 3 15:19:51 BRST 2008

Roberval Jesus Naka escreveu:
> Olá pessoal,
>
> A minha dúvida surgiu quando li na internet o texto abaixo.
>
> "O problema com o RAID por Hardware é que diferentes controladoras gravam dados
> nos discos em formatos diferentes. Se sua
> controladora apresentar problemas, você não
> poderá troca-la por uma controladora diferente,
> ela poderá não reconhecer os dados
> nos discos. Então você sempre terá que ter a sua
> disposição uma controladora idêntica
> no caso de uma falha."
>
> Aqui a gente tem servidores Dell 2600, 2800,
> 2900, 2950 com raid 5 por hardware. Não sabemos o
> [...]

A informação acima confere, a maioria das controladoras gravam blocos de
forma especial que a propria controladora ou outra da mesma familia é
necessária para acessar os dados. Não da por exemplo pra simplesmente
bootar sem o RAID; Mas da pra dar um "clear" nos metadados que a
controladora grava quase sempre, mas logico pra isso precisa da
controladora funcional. Se ela parar é preciso outra. Especialmente
sendo RAID5 (RAID-1 seria mais facil contornar).

Porem, é um pouco estranho contar quea controladora va deixar de
funcionar. Normalmente isso nao acontece, mas se acontecer provavelmente
a Dell te "empresta" uma pra você corrigir. Veja como é o relacionamento
com a Dell em caso de desastres. Não ha outro servidor igual pra esse
tipo de desastre?

Seja como for, é uma questão de hardware e backup dele. Se sua placa-mãe
parar você vai precisar de uma outra que suporte o mesmo tipo de
processador (socket, barramento, etc) certo? Então da na mesma, não da
pra trabalhar contando que vai parar. Mas se parar precisará sim de
hardware equivalente.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.