[FUG-BR] IPFW + DMZ + NAT

irado furioso com tudo irado em safe-mail.net
Quinta Dezembro 11 13:50:34 BRST 2008

Em Thu, 11 Dec 2008 10:43:44 -0400
"Marcelo Mota" <marcelo.mota em bsd.com.br>, conhecido consumidor de
drogas (BigMac's com Coke) escreveu:

> Só que quando tento acessar da rede interna o servidor <10.10.0.10>,
> não consigo de forma alguma!

vamos tentar destrinchar isso:
seu desenho ascii está pouco claro (pra mim, claro,rss)

será que é:

/'net/-/fwll1/--/rede interna/
[        ^
[        |
[      /fwll2/--|---> /dmz/

??

a rede navega normal na internet, nat'ed e tudo o mais?

quando tentam acessar o servidor em dmz, qual a mensagem de erro?

analise (tcpdump gerando *bin, wireshark pra "ler) o que anda
acontecendo com os pacotes; uma leitura atenta dos log's (o que está
sendo bloqueado, afinal?) também ajuda. Nmap disparado contra a máquina
em dmz, depois tome log's..

> Será que estou esquecendo alguma coisa

é possível.. a nossa primeira vez SEMPRE é assim.

> obvia?!

não necessáriamente

> Terei que fazer um DNS secundário no FIREWALL2?!

não.. ainda não. Pra que?

> O quê?!

primeiro nos diga o que ocorre com o pacote; depois, com mais algumas
especulações, a gente é capaz de mandar um "educated guess" (chute, em
americanês).

--
saudações,
irado furioso com tudo