[FUG-BR] ajudinha Pf+altq+hfsc+muitas regas de forma equalizada

renato martins renatobsd em gmail.com
Sexta Dezembro 12 09:46:00 BRST 2008

Pessoal alguem aqui na lista poderia me dar uma ajuda no altq+hfsc

ja procurei no histórico da lista e no google milhares de vezes mas sempre
encontro os mesmos exemplos simples com 4 ou 5 filas desta forma eu já uso a
muito tempo , mas agora eu preciso de implementar umas 200 filas divididas
em 4 interfaces pois utilizo ipfw no free e cbq com linux e esses linuxs
penso em trocando por bsd mas precisaria de um esquema de distribuição de
link de forma que todos os hosts não fiquem sem link (o velho problema de
fifo).

 Sei que a solução deve ser algo com pf+altq+hfsc ou outro agendador , só
preciso de uma exemplo com muitas fila de forma que seja feita uma
distribuição justa mesmo em filas com velocidades diferentes e prioridades
diferentes por estarem em outro plano sem o problema do estouro do link
total que 'e muito comum no pf+altq+hfsc quando colocamos mais do que temos
na fila oque não acontece com ipfw pois eles não sabe quanto tem de link, só
sabe que tem que reduzir o link mas por outro lado ele também não faz o qos
(bom eu não sei fazer qos com ipfw) .

 Peço ao pessoal da lista uma ajudinha para que já passou por isso e tenho
certeza que como eu muitos outros usuários aqui da lista sambem passam por
isso.

 Muito obrigado a todos que puderem me ajudar

Renato Martins