[FUG-BR] Assinatura Padrão - Qmail-LDAP

Segunda Dezembro 15 16:28:43 BRST 2008

Edilson Azevedo escreveu:
> Eu saquei... Mais então - em teoria - não é possível trabalhar com PGP e
> assinatura padrão ao mesmo tempo? Quem quer usar hoje, precisa optar?
>
> Até!

Edilson, a abordagem padrão é a assinatura ser no lado MUA, e não no
servidor. Normalmente empresas estabelecem política clara adicionado o
"disclaimer" no MUA (webmail) e solicitando que os funcionários façam o
mesmo caso usem um MUA de Desktop. Modificar no servidor pode gerar
vários problemas, inclusive de assinatura de e-mail baseado no lado
servidor.

Por exemplo, Domain Keys assinam o e-mail garantindo que "saiu mesmo
daquele servidor". Mas assina no qmail-queue e o e-mail é modificado no
qmail-remote (no caso do patch que o Eduardo enviou). Resultado: e-mail
foi forjado, conteúdo não é o conteúdo assinado.

Pior ainda, o message-ID de cada e-mail tem um padrão que varia com o
MTA. Se não me engano não há qualquer RFC que determine como deve ser o
message-ID. O Microsoft Exchange com um add-on de segurança da Akamai
por exemplo transforma o message-ID em um checksum. Tem isso no Exim
tambem. Resultado, e-mails de Exchange+Akamai para Exchange+Akamai e de
Exim para Exim com isso habilitado, tem ainda a verificacão de
integridade da mensagem - que voce quebra ao por a assinautra server-side.

Existem algumas formas de amenizar. Algumas implementacões SMime
permitem que o usuário configure se assina só aquele message body ou a
mensagem inteira. Nesse caso é possível usar assinatura digital se a
assinatura server-side for em anexo.

Considere usar o mailscanner. Ele tem um arquivo de controle no
qmail/control e concatena seu conteúdo como anexo nas mensagens, e opera
via qmail-queue.

Nesse caso a toolchain do qmail com QMAILQUEUE.patch tem que ser na
ordem especifica, fazendo por exemplo o append da mensagem antes da
etapa de assina-la.

Vamos supor num exemplo complexo q vc use simscan, qmail-dk
qmail-scanner, qmail-auditor, e agora mailscanner para adicionar
assinatura em anexo, a assinatura server-side teria que ser

qmail-smtpd => simcan => qmail-scanner => outracoisaqualquer =>
qmail-auditor => mailscanner => qmail-dk => qmail-queue => qmail-send =>
(...)

Ou seja a assinatura server-side tem que ser antes. Portanto é
imperativo que seja no qmail-queue, pra evitar transtorno ainda maior.

Seja como for cedo ou tarde alguma coisa vai quebrar.

Cada vez mais a tendência é usar assinatura digital reconhecida
automaticamente (icp-brasil), especialmente agora com nota fiscal
eletroca, pregao eletronico, e-CPF, e-CNPJ, enfim toda a infra-estrutura
de confiança no melhor estilo e-Government e e-Education. Então esse
tipo de ação vai ser cada vez menos possível.