[FUG-BR] [OT] Existe algum BSD para este hardware

Quarta Dezembro 17 10:57:09 BRST 2008

Davi Vercillo C. Garcia (ダヴィ) escreveu:
> Caro amigo,

> Sobre a sua pergunta, deve rodar sem problemas pois de acordo com as
> especificações do fabricante, ele é um x86. Os periféricos também não
> devem apresentar problemas pois devem ser compatíveis (pelo menos vi
> chips Realteks... =P).
>
> Uma curiosidade, como você conseguiu um destes ?!
>
> Abraços,

Davi, bom dia. Essa série do Geode teve suporte adicionado no 8-CURRENT.
Com MFC previsto pro FreeBSD 7.1, que de fato está acontecendo. O
7.1-PRERELEASE ja suporta, inclusive com a aceleracão
Já o audio não tem suporte ainda nem no -CURRENT mas tem coisa
experimental rodando, já estável, deve entrar pro -CURRENT logo e
provavelmente vai junto com o MFC. O suporte a criptografia por hardware
que esses chips tem também está incluso, "man glxsb" num 7.1-PRE vai
mostrar. Esse suporte foi portado do criado pelo Tom Cosgrove pro OpenBSD:

HISTORY
      The glxsb device driver first appeared in OpenBSD 4.1.  The glxsb
device
      driver was imported into FreeBSD 8.0.

AUTHORS
      The glxsb device driver was written for OpenBSD by Tom Cosgrove.
It was
      ported to FreeBSD by Patrick Lamaiziere <patfbsd em davenulle.org>

Porém o suporte a audio desse chip ainda não está na ávore principal do
-CURRENT, está numa árvore paralela e um snapshot pode ser obtido aqui:

http://63.249.85.132/gx_audio/index.html

A expectativa é entrar pro -CURRENT logo e então será feito MFC no
FreeBSD 7.1-STABLE (portanto a qualquer momento depois que o 7.1-RELEASE
for lançado e antes do 7.2.

O Sam Leffler está adicionando suporte no wlan_xauth e no ath_hal de
forma que o WPA2 em Atheros vai obter aceleracão criptográfica desse
chip - e também nas placas hifn de fato - o que é excelente notícia pra
quem usa AP com WPA2 no FreeBSD.

Eu ia colocar sobre isso na FUG antes, cedo ou tarde coloco.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800