[FUG-BR] HD servidor de Email

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Sábado Dezembro 27 11:11:14 BRST 2008

2008/12/27 vagner <vagnerjunior em gmail.com>

> Acho que ele perguntou sobre o tamanho das partições. Eu sempre uso o
> modo automático do instalador do FreeBSD. Os tamanhos que ele escolhe
> de acordo com seu próprio disco (e RAM pra escolha da swap) pra mim
> são perfeitos.
>
> É isso cleyton
> Queria saber sobre o tamanho de cada partição.

Bom, depende, não tem resposta pra tua pergunta, vai depender do serviço de
email que você vai usar, do volume que pretende atender, etc.

Pelo tamanho do disco imagino que deve ser um MegaServidor (ou
TeraServidor), se você escolher a partição automática como o colega sujeriu,
quase todo o disco vai ficar em /usr e normalmente os emails ficam em /var,
que vai encher, avalie isso antes, você pode até criar uma partição só para
/var/mail, mas tudo vai depender do teu planejamento, o partionamento
automático é genérico, não vai te ajudar nesse caso.

O swap teve um tópico aqui que o pessoal recomenda 2xRam devido ao
desempenho do algorítmo, é o que está mais perto de um consenso e mesmo
assim com várias divergências.

Na verdade você só sabe quanto espaço deveria ter posto quando acaba, não
tenha medo de errar, se acabar o espaço você pode ainda quebrar um galho
fazendo links simbólicos. Tá é horrível, eu sei, mas pelo menos não vai ter
que refazer tudo a toque de caixa numa emergência.

Considere também backups, quanto maior o disco maiores os backups.

Boa sorte.