[FUG-BR] Bibliotecas orfãs dos ports

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Sábado Dezembro 27 13:21:24 BRST 2008

On Sat, Dec 27, 2008 at 11:17 AM, Cleyton Agapito <cragapito at gmail.com> wrote:
> Olá pessoal!
>
> Se eu instalar um port A, que instala como dependência o port com biblioteca
> libA, depois eu removo o port A, o que acontece com libA? Continua
> instalada? Como faço pra encontrar as bibliotecas que nenhum port usa?

Tem algumas maneiras de resolver isso, uma é remover o portA usando
pkg_deinstall -R, com isso ele vai remover todas as dependências que
não são mais necessárias para nenhum outro port.

Existem também alguns pacotes que podem auxiliar nessa tarefa, por
exemplo o portmaster com a opção -l, que vai gerar uma lista dos ports
instalados divididos em 4 grupos, que são todas as combinações possíveis
para "tem dependências" ou "depende de alguém", tem também o
pkg-orphan, o pkg_cutleaves e o pkg_cleanup, são os que eu lembrei
de cabeça, podem haver mais, dá uma olhada na categoria ports-mgmt.

--
Renato Botelho