[FUG-BR] Variaveis de Shell

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Segunda Dezembro 29 09:35:27 BRST 2008

2008/12/29 Anderson Watanabe <wataankaol at gmail.com>:
> Pessoal,
>

> Me desculpem.
>
> Rodando o comando no prompt de comando, não tenho nenhum problema. Achei
> inumeros exemplos do comando, via prompt de comando. Contudo, NENHUM exemplo
> tratando o comando como uma varável dentro de um Shell Script
>
> Mas ao jogar com as variaveis, não funciona. Não estou conseguindo adaptar
> as variaveis que tenho no Linux, para funcionar no FreeBSD.
>
> Onde estou errando? Alguem poderia demonstrar como isso ficaria em um
> script?

> [...]

Ah sim, agora acho que entendi o que está acontecendo,
o seu problema não é com as diferenças linux/bsd, e sim
com differenças de shell.

No linux o shell mais usado é o bash, onde essa sintaxe que
você mostrou funcionaria muito bem, no caso do free, o shell
default é o csh, que tem uma sintaxe diferente, por exemplo:

Em sh ou bash:
VAR=valor

Em csh ou tcsh:
set VAR=valor

para variáveis de ambiente

Em sh ou bash:
export VAR=valor

Em csh ou tcsh
setenv VAR valor

No caso do setenv *NÃO* se usa o sinal de igual.

--
Renato Botelho