[FUG-BR] algumas dúvidas básicas, do mundo *BSD

Giancarlo Rubio gianrubio em gmail.com
Quinta Janeiro 3 08:40:35 BRST 2008

por favor quebre o texto senao fica impossivel :)

Em 03/01/08, tyt4x tyt4x<tyt4x em hotmail.com> escreveu:
> Boa Dia, Meu primeiro post nesta grande lista, e gostaria de tirar algumas dúvidas básicas que são complicadas de encontrar no google, pq acha muitos resultados. Vamos la.. Eu já utilizo linux para servidores alguns anos, mas como é final de ano, gostaria de aprender um pouco mais sobre a família *bsd. Arrumei uma máquina para testes, coloquei 2 placas de rede e compartilhei a internet tranquilamente. Me desculpe se postar algo errado.. Primeiramente eu gostaria de saber qual é a melhor maneira de instalar um software (ports ou pkg_add) eu sei que é uma pergunta complicada pq ambas maneiras são boas.

se vc nao precisa do pacote compilado com parametros especiais use
pkg_add alem de ser mais rapido tbm

>Mas instalando através do ports ou pkg_add, como fico sabendo se um
determinado pacote instalado tem algum bug (falha remota) ? Como vou
saber e atualizar em ambas maneiras ? 2)
portaudit, portupgrade

>Utilizando o pkg_add/ports, um determinado arquivo está com link
quebrado (não existe no ftp.freebsd.org). Como faço para alterar o ftp
? 3) Utilizando o pkg_add com o parametro "-r" ele faz o download do
pacote automáticamente, tem como fazer o download instalar o pacote e
deixar o arquivo no servidor ?
pkg_add -rv oenderecodopacotequevctem.com.br
ou entao baixe o pacote e coloque em /usr/ports/distfiles (ou aonde
ele mandar vc colocar)

Assim quando precisa instalar novamente, o arquivo fica na máquina, e
não precisa fazer o download do pacote. Muito obrigado

leia manuais, procure no historico e use o google
google.com.br/bsd

bem vindo !

Giancarlo Rubio