[FUG-BR] Problema com PF

thiagossj4 thiagossj4 em gmail.com
Quinta Janeiro 3 10:23:16 BRST 2008

Olá pessoal, estou com o seguinte problema, compilei o kernel do freebsd 6.2
com suporte ao PF, habilitei a opção do PF no rc.conf, mas quando insiro
regras de Nat ou RDR, aparece uma mensagem de erro, apenas regras de Pass ou
block estão sendo aceitas.

Estou enviando um exemplo de como estou escrevendo minhas regras

INT_EXTERNA="em0"
INT_INTERNA="xl0"
REDE_EXTERNA="10.1.1.0/24"
REDE_INTERNA="192.168.0.0/24"

#loopback
set skip on lo0

##### Normalizacao de pacotes
scrub in all

##### Bloqueia tudo por padrao
block log all

##### ativa proteção contra spoof na interface de rede
antispoof quick for $INT_EXTERNA inet
antispoof quick for $INT_INTERNA inet

##permite entrada de ssh e http
pass in proto tcp from any to any port { ssh, http }  modulate state flags
S/SA

## permite consulta de dns
pass proto udp from any to any port domain modulate state

##permite saida de http/https
pass out proto tcp from any to any port { http, https } modulate state flags
S/SA

## redirecionamento na porta 80 para o proxy
rdr on $INT_INTERNA proto tcp from any to any port 80 -> 10.1.1.1 port 3128

## mascaramento da rede interna
nat on $INT_EXTERNA from $REDE_INTERNA to any -> 10.1.1.1

Quando executo este script aparece um erro:

Firewall# pfctl -f /etc/pf.conf
/etc/pf.conf:32: Rules must be in order: options, normalization, queueing,
translation, filtering
/etc/pf.conf:35: Rules must be in order: options, normalization, queueing,
translation, filtering
pfctl: Syntax error in config file: pf rules not loaded

esses erros são referentes as linhas de RDR e NAT, o que será que está
acontecendo?