[FUG-BR] Vpn entre freebsds 6.2

Cristina Fernandes Silva cristina.fsilva em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 9 21:20:51 BRST 2008

Aproveitando pergunta,

Gostaria de tirar uma duvidas com sobre o OpenVPN.
é o seguinte. Fiz uma VPN site-to-site, os mesmos estão conectados, porem os clientes da Rede A
não consegue ter conectividade (pingar) com outros clientes da rede B ou vice-versa, no Servidor
VPN eu pingo no Clienter VPN-Server e tambem vice-versa.
Servidor VPN
Rede Interna = 192.168.10.0/24
IP VPN = 192.168.15.1 - 255.255.255.252

# cat /var/etc/openvpn_server0.conf
daemon
keepalive 10 60
ping-timer-rem
persist-tun
persist-key
dev tun
proto tcp-server
cipher BF-CBC
up /etc/rc.filter_configure
down /etc/rc.filter_configure
client-to-client
server 192.168.15.0 255.255.255.0
client-config-dir /var/etc/openvpn_csc
push "route 192.168.10.0 255.255.255.0"
lport 1143
ca /var/etc/openvpn_server0.ca
cert /var/etc/openvpn_server0.cert
key /var/etc/openvpn_server0.key
dh /var/etc/openvpn_server0.dh

===============
Cliente VPN-Server
LAN: 10.10.10.0/24
IP VPN = 192.168.15.10 - 255.255.255.252

# cat /var/etc/openvpn_client1.conf
daemon
keepalive 10 60
ping-timer-rem
persist-tun
persist-key
dev tun
proto tcp-client
cipher BF-CBC
up /etc/rc.filter_configure
down /etc/rc.filter_configure
remote 200.XXX.XXX.XXX 1143
client
lport 1195
ifconfig 192.168.15.2 192.168.15.1
ca /var/etc/openvpn_client1.ca
cert /var/etc/openvpn_client1.cert
key /var/etc/openvpn_client1.key

Será que falta alguma coisa na configuração para tentar resolver este problema ?

Outra duvida, é quanto aos certificados dos clientes, eu só posso criar os certificados para
clientes não hora que for fazer para o server ? depois eu não tenho mais condições de criar ?
explico melhor..Na criação fiz para tres clientes, (client1, client2 e client3) mas depois tenho
que acrescentar outro, não estou conseguindo criar o 4 certificado.

Obrigada

http://br.mail.yahoo.com/