[FUG-BR] RES: TV, IPTV, Video Stream etc, com o FreeBSD

Sexta Janeiro 11 09:48:41 BRST 2008

Minha sugestão, é VLC ou Darwin Streaming Server, dando preferência para
o segundo. O VLC é ótimo mas o usuário sempre acaba tendo que instalar
algo por conta, para ser cliente. O DSS essencialmente, pro cliente,
precisa apenas do quicktime como plugin, que qualquer firefox instala
praticamente sozinho, só com um "Instalar" do usuário. Tem ainda a
vantagem de você poder alternar entre múltiplos canais de entrada, como
se você fosse um "operador" de TV, por exemplo, pode ter uma câmera na
plateia, uma no palestrante/professor e receber streaming de visitantes
através de suas Webcam e decidir qual dessas cameras vão para o
streaming-out. Perfeito para ensino a distancia, palestras, sem usar
equipamento (hardware) especial (a nao ser as cameras obviamente).

Tem também a versão open source do real streaming server (helix, haelix,
sei la o nome, deve soar assim) mas o cliente, real player, é tão
trambolho que desanima o usuário. Nesse caso eu pessoalmente preferiria
o VLC.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.