[FUG-BR] RES: RES: RES: Nat VPN

Diego Piovesan Boschetto diego em carbocri.com.br
Sexta Janeiro 11 10:01:19 BRST 2008

É verdade. O problema é o redirecionamento, nat de protocolos que não seja o tcp e udp como o protocolo ip 47 necessário para fazer a vpn com o uso do pptp. Ai é que mata a questão, esse redirecionamento não consigo fazer até hoje.

Diego Piovesan Boschetto | Carbonífera Criciúma S/A
Santa Catarina - Criciúma | +55 48 3431-3100
MSN: diegoboschetto em gmail.com | GTalk: diegoboschetto em gmail.com
-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome de Marcelo de Souza Sant'Anna
Enviada em: sábado, 5 de janeiro de 2008 11:36
Para: Lista Brasileira de Discussão "sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] RES: RES: Nat VPN

Se você quiser manter seu servidor Windows que faz a VPN hoje fazendo
autenticação no A.D., a melhor solução é fazer redirecionamento como já
foi citado. O OpenVPN não faz autenticação no A.D.

Com relação a usar o OpenVPN como bridge, este foi o meu primeiro teste
com ele e confesso que particularmente não gostei. Apesar de não
envolver roteamento o desempenho dele foi inferior do que quando o
utilizei como gateway VPN, mesmo otimizando-o. Não estou dizendo que
ficou uma porcaria, mas notei uma certa diferença. Sem falar no fato de
que existem limitações de regras que não podem ser aplicadas quando está
no modo bridge.