[FUG-BR] FreeBSD 4.x versus 6.x

Rafal Mentz Aquino fugspbr em bsdserver.com.br
Segunda Janeiro 14 14:41:41 BRST 2008

Pessoal,

Estou com um problema bastante estranho...

Em uma estrutura de fornecimento de internet via rádio, imaginem o
seguinte cenário:

Um servidor (A) recebe internet e possui squid.
Um segundo servidor (B), em outro endereço, recebe a internet a partir
do primeiro servidor, e também possui squid, fazendo parent para o A.

O dilema começa assim:

Se o servidor A e B forem a versão 4.x, tudo funciona perfeitamente.
Porém estou atualizando os servidores, e ao trocar em um determinado
local para 6.x (A e B), começou a ocorrer o seguinte problema:

Se o squid do servidor B conectar através do proxy parent no A, os downloads
são interrompidos. Se conectar direto, sem usar o proxy do (A), ele
funciona, porém o ORKUT e GOOGLE retornam "resposta com tamanho zero".

Só que o problema não é só squid. Desde que mudei a versão, outros
programas começaram a sofrer queda de conexão, como o rsync e ftp.
Só limitando a velocidade eu estou conseguindo 100% da trasmissão
com estes dois programas (ambos têm, na linha de comando, um QoS-zinho).

A minha grande dúvida é se mudou alguma coisa no TCP/IP do 4.x pro 6.x
que possa estar sendo mais sensível à conexão do rádio, ou qualquer
coisa parecida com isso, pq se no mesmo ambiente eu colocar dois
FreeBSD 4.x (4.10, pra ser mais exato), estes problemas não ocorrem.

Ou alguma mudança no squid rodando no 4.x e no 6.x.

Como vcs viram, é bem estranho (tanto que demorei pra perguntar,
até pq nem sabia direiro como lançar esta dúvida à lista).

Desde já obrigado pela ajuda.

Abraços!!!

--
Rafael Mentz Aquino
BSDServer - FreeBSD - Servidores - Internet
bsdserver at bsdserver.com.br
51 - 4063 - 6269
51 - 9725 - 4311

 acredita-se estar livre de perigo.