[FUG-BR] problema com 7.0-RC1 e IPSec/VPN

Nenhum_de_Nos matheusber em gmail.com
Quarta Janeiro 16 01:29:58 BRST 2008

hail ;)

preciso fazer uma VPN para dar mais segurança a um link wifi e queria
usar um túnel com IPSec. tentei como tem no handbook e só apanho :(

agora meio que consegui com openvpn e o tutorial de matheus cucoloto,
mas só consigo conexão cliente->servidor de vpn. preciso que funcione
ida e volta. o problema é que no trabalho num tenho como acessar
gmail, e num tenho os logs aqui (é, sei que isso atrapalha muito)

ao fazer os dois, gostei mais do IPSec, mas tendo criptografia e tudo
rodando blz tá bom. é que o cliente vai precisar usar a conexão com o
serv para ter saída para internet e demais rotas.

são dois FreeBSD 7.0-RC1, mas posso usar 6.3 se necessário. vi muita
gente falar que fez o que tinha no handbook e foi blz. comigo parava o
racoon no X_SPDDUMP algo com no such file or dir.

o setkey -D nunca cuspia nada :(

o primeiro passo que era ter o túnel com gif0 ficou blz.

achei um tutorial para usar o IPSec mas mesmo assim não tive êxito.

se alguém puder indicar algo para que eu entenda o racoon. li pouco
sobre ele pq a pressa foi maior, mas uma vez funcionando me informe
mais sobre e refino a solução.

desde já agradeço,

matheus

--