[FUG-BR] FreeBSD como roteador

Josias LG josiaslg em uol.com.br
Quarta Janeiro 16 16:42:49 BRST 2008

Felipe Neuwald escreveu:
> Boa tarde Rafael,
>
> mano, eu estou substituindo um tanto de soluções proprietárias por
> roteadores com arquitetura x86 rodando FreeBSD, até para BGP4. Não tenho
> do que reclamar.
>
> Abs,
>
> Felipe Neuwald.

Bem, querendo ou não Cisco foi concebido para ser apenas router, e isto
é fato. No entanto, tem posts como este
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-net/2005-March/006667.html
aonde um usuario tem a mesma duvida e outro responde dando detalhes da
implementação. Muitos usuarios dizem que no quisito rede a melhor
performance fica com o FreeBSD 4. Uma das referencias ta aqui,
http://pfsense.blogspot.com/2007/06/network-performance-update.html
aonde no blog do pfsense faz uma referência atual sobre performance de
rede e uma referencia ao FreeBSD 4, 5, 6 e 7, que dá a se entender que o
7 se aproxima muito do 4 em performance de rede. Claro que outras
questões sobre quais placas serão usadas, drivers e coisas do genero
irão influenciar diretamente na performance podendo ser modificado por
requisições por segundo e etc. Possivel de se usar, é sim, mas talvez
seja algo que deva ser trabalhado em alguns meses ainda ou até em 1 ano
quando as coisas estaram claras no quisito de performance do FSB 7 x 4.
Qualquer coisa dá um grito, um abraço./
/