[FUG-BR] FreeBSD como roteador

Alex Moura alexsm em gmail.com
Quarta Janeiro 16 16:53:19 BRST 2008

Em 16/01/08, Rafael Faria <rafaelhfaria em cenadigital.com.br> escreveu:
>  [snip] Aqui na faculdade temos um roteador muito bom um Core Builder, da
> Cisco,

Corebuilder não seria 3Com?  :-)

>  E estamos precisando atualizar ele.
> [snip]
> Agora fica a minha dúvida: Uma maquina parruda consegue ter um
> desempenho tão bom quanto um roteador Cisco?
> [snip]

Depende da finalidade e dos recursos que você vai precisar habilitar
no equipamento.

> Alguém já fez isso? Recomenda ou "desrecomenda" a prática ?

Nem é tanto uma questão de recomendar ou não, afinal um firewall não
deixa de executar funções de roteamento, e tem um monte deles
implementados em plataforma x86 por aí, seja rodando {Free, Open,
Net}BSD ou Linux.

Pela questão de custo/benefício seria interessante fazer testes.

É fato que diversos fabricantes estão, aos poucos, adotando sistemas
operacionais open-source em seus produtos (Juniper=FreeBSD,
Nokia=FreeBSD, Extreme=Linux, Cisco=FreeBSD etc.) e esta tendência
indica que, de fato, os SOs open-source possuem robustez e desempenho
suficientes pra tarefa.

Há o Vyatta, que se apresenta no mercado como alternativa FLOSS aos
roteadores tradicionais disponíveis no mercado. Se tiver um hardware
que possa usar para testes, bastaria usar o LiveCD dele pra conferir o
desempenho. Pode te poupar tempo.

Alex