[FUG-BR] Testes mostram que chips Xeon não têm melhor consumo de energia

Quinta Janeiro 17 09:14:34 BRST 2008

Gente eu sei que aki nao e lista de discursao sobre processador mais
nos trabalhomos com sistema BSD`s em geral e processador e tudo pra
gente entao estou postando isso pra vcs, vao me desculpando-me por
isso.

Notiacia orignal
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2008/01/16/testes-mostram-que-o-xeon-nao-tem-o-melhor-consumo-de-energia/

Londres - Consultoria Neal Nelson & Associates testa os chips Xeon, da
Intel, e Opteron, da AMD, e afirma que servidor da AMD é mais
eficiente.
Em uma comparação da linha de chips Xeon, da Intel, com a Opteron, da
AMD, a consultoria Neal Nelson & Associates descobriu que o primeiro
não é mais eficiente em energia, como dito pelo chief executive
officer (CEO) da Intel, Paul Otellini.

Os testes mostraram que em 36 dos 57 casos, um chip Opteron se mostrou
mais eficiente em energia em comparação com um Xeon. Para os testes
foram montadas as configurações de 2,4,6 e 8 gigabytes de memória em
várias transações e processos.

Os resultados mostram que, em determinadas configurações, a linha Xeon
obteve um desempenho de 2,4 a 11,7% melhor e, em outras configurações,
a linha Opteron foram de 2,9 a 23,1% mais eficientes. De maneira
geral, o dispositivo da AMD foi de 30,4 a 53,1% mais eficiente no
consumo de energia.

O consumo de energia nos servidores é significativo pois eles passam
boa parte do tempo aguardando trabalho. Um relatório de 2006 do Robert
Frances Group aponta que a maioria dos servidores nos data centers
fica ocioso de 80 a 85% do tempo.

Os resultados também mostraram que configurações altas de memória
apresentam um melhor rendimento e eficiência de energia. A eficiência
de energia da Intel diminui com o aumento da memória, enquanto a da
AMD aumenta, segundo os testes.

A Neal Nelson conduziu seus testes em resposta a uma afirmação de
Otellini durante uma conferência em julho de 2007. A empresa resolveu
testar o argumento com seus benchmarks.

"Parece que a afirmação do senhor Otellini não é consistente com os
resultados", diz a Neal Nelson. Os testes não foram financiados ou
encomendados por nenhuma empresa ou grupo.
Chris Mellor, editor da Techworld, de Londres.

--
Alessandro de Souza Rocha
Administrador de Redes e Sistemas