[FUG-BR] Ajuda com VPN URGENTE

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Sexta Janeiro 18 12:06:13 BRST 2008

Essa mascara (255.255.255.252) que eu saiba é usada entre as interfaces do
proprio openvpn (tun), nã entendi como ele pode estar passando essa mascara
para os clientes da outra rede, nesse tipo de implementação do openvpn
(router e não bridge) cada rede tem de ter uma classe/faixa de ip exclusiva,
se vc usa a mesma classe/faixa de endereços nas duas pontas deve usar
bridge, com modo router e duas classes de endereços diferentes em cada rede
o proprio openvpn se encarrega de carregar as rotas necessarias para a
comunicação das redes, conforme vc especifica no arquivo de configuração.

Tipo eu tenho 3 redes ligadas entre si (modo router)

lan1: 192.168.1.0/24
lan2: 192.168.2.0/24
lan3: 192.168.3.0/24

tun: 10.10.1.0/24 (faixa da vpn)

assim da maquina 192.168.1.1 eu acesso (por ip) qualquer maquina das redes
192.168.1.0/24,
192.168.2.0/24, 192.168.3.0/24, e vice-versa, essa deve ser a estrutura
usada nesse tipo de implementação usando openvpn do contrario do modo
bridge, onde a classe e a mesma em todas as redes, não podendo ter ips
repetidos.

foi tambem bem lembrado pelo Giancarlo o uso de wins, ou (mais manualmente)
o uso dos lmhosts.sam do windows, onde podemos colocar os ips e nomes de
maquinas manualmente para a resolucação de NetBios, porem para logar no AD
ainda acho q a unica solução seria o modo bridge...

Qualquer coisa estamos ai....

Márcio Elias.