[FUG-BR] Duvida gconcat ou gstripe

Carlos Anderson Jardim cajardim em santacasasjc.com.br
Segunda Janeiro 21 16:02:47 BRST 2008

Estou estudando a forma de trabalhar com o gmirror mesmo, acho que é a
melhor opcao :D

Obrigado pela resposta.

Atenciosmente,

Carlos Anderson Jardim
Santa Casa de São José dos Campos
Analista WEB
Fone (12) 3925-1760

----- Original Message -----
From: "Alexandre Biancalana" <biancalana em gmail.com>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<freebsd em fug.com.br>
Sent: Sunday, January 13, 2008 8:00 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Duvida gconcat ou gstripe

On 1/13/08, Carlos Anderson Jardim <cajardim em santacasasjc.com.br> wrote:
> Ola pessoALL,

Olá !

> Eu tenho uma duvida quanto ao usar o gstripe ou gconcat, eu preciso juntar
4 HDs SCSI para rodar como um unico volume e deixar esse server como PDC,
qual seria melhor??? gstripe ou gconcat?

Depende do que você quer, com gstripe vc pode juntar todos os discos
em 1 partição só somando o tamanho e aumentando a velocidade de acesso
aos dados pois os 4 discos funcionarão em paralelo, em contra-partida
se um disco der problema você perde os dados do volume inteiro. Já com
gmirror você pode montar 2 volumes com 2 discos "espelhados" a
velocidade de acesso não aumenta, entretando você pode perder até 1
disco de cada volume.

> Se algum disco apresentar problema com o tempo, como sanar esse problema?
Usando gmirror vc pode substituir os disco q deu pau por um disco
igual ou maior. Já com gstripe vc perde todos os dados do volume.

> Metodos de backup/restore para geom?

Ai vai do gosto e estrutura q vc tem, rsync, tar, dump, etc....