[FUG-BR] OFF-TOPIC- Bug do ano 2038 - faltam 30 anos (Unix)

Paulo Pires pappires em gmail.com
Terça Janeiro 22 14:48:55 BRST 2008

2008/1/22 Luiz Otavio O Souza <luiz at visualconnect.com.br>:

> O formato ISO trabalha com qual timezone?
>
> --
> Um abraço.
>       Paulo A. P. Pires
>
> ... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.
> -------------------------
>
> Paulo,
>
> O formato ISO não armazena ou indica o timezone o que quer dizer que ele
> trabalha sempre com seu horário local.
>
> Caso necessário é preciso armazenar a parte o timezone (caso você utilize
> horários de diferentes timezones no sistema, o que deve ser bem raro).

Como eu pensava.  Assim sendo, o formato ISO é um formato ruim.

Não precisamos chegar ao caso de zonas horárias diferentes: 23:30:00 do dia
em que acaba o horário de verão se refere a qual momento?  Mas usar mais de
uma zona horária não é tão raro assim.  Como eu devo representar um evento
realizado hoje conjuntamente pela minha equipe, no Rio, e a do escritório de
Salvador?

Se o formato amarrasse a hora a uma referência (UTC, por exemplo), tudo
bem.  Caso contrário, o formato é insuficiente mesmo para exibir a
informação de hora local, e muito mais inadequado para armazenar um
informação temporal.