[FUG-BR] sistema de arquivos

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Quinta Janeiro 24 21:57:46 BRST 2008

Pra "eu" passar. O pronome não flexiona quando usado como sujeito da frase. :-)

> só que isso é infinito...
>
> quando a maquina liga diz isso no log:
>
> fsck: /dev/ad0s1f: CANNOT CREATE SNAPSHOT /usr/.snap/fsck_snapshot:
> Input/output error
>
> sendo que tenho uma pasta que está com problemas, ela tá vazia e nao dexa eu
> remover
>

> já passei infinitamente fsck
>
> obs:
> Ja fiz teste para ver se é bad block, nao tem erro, o disco é novo
>
> alguem tem alguma dica para arumar essa consistencia no sistema de arquivos?

Tenho duas suposições:

1. O disco pode estar estragado. Já vi coisas muito estranhas
acotecerem com discos devido a superaquecimento, picos de energia
elétrica e, obviamente, pelo desgaste natural resultante do uso. Tenho
certeza que outros membro da lista também histórias de horror a contar
sobre isso. Faz um backup urgentemente dos teus dados, de preferência
passando-os para outro disco, antes que aconteça o pior.

2. É possível que o problema não seja no disco, mas no próprio SO e/ou
no fsck. Neste caso seria muito útil deixar esse disco exatamente como
está e reportar o problema na lista freebsd-stable. Acho que a segunda
coisa a fazer (a primeira é o backup do ítem 1) é colocar o disco em
outra máquina que tenha um FreeBSD bem recente e rodar de novo o fsck.

--
Carlos A. M. dos Santos