[FUG-BR] RES: (qmail) - controle mais aprimorado de spam - usando as caracteristicas do q está isntalado

Toronto Verçosa toronto.garcez em gmail.com
Segunda Janeiro 28 15:16:18 BRST 2008

Vc pode colocar o filtro de e-mails por DNS reverso.

http://www.zentus.com/rhost-check.html

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces at fug.com.br [mailto:freebsd-bounces at fug.com.br] Em nome
de Renato de Oliveira Diogo
Enviada em: segunda-feira, 28 de janeiro de 2008 12:50
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: [FUG-BR] (qmail) - controle mais aprimorado de spam - usando as
caracteristicas do q está isntalado

Ola pessoal

tenho um servdor de e-mail que está rodando legal, com um certo nível de
proteção anti-spam legal.
Uso o qmail+spamcontrol+empf+vpopmail+qmail-scan+spamassassin+antivirus.

Porém quero aprimorar um pouco mais a questão do spam, porem não consegui
ainda entender exatamente onde se aplica as seguintes características:
badhelo
badmailfrom
tcpserver sem a opção (-H) com o smtp.tcp
mav

O que não entendo em que parte do processo cada característica dessa se
aplica. E quais as vantagens e desvantagens.

Exemplo: tenho um 2 ips aqui que sei que se destina de usuários de speedy,
velox. Ou seja, não tenho o porque aceitar mensagens desses servidores ou
openrelay, a não ser que seja realmente cliente meu (tem uma conta de email)
ou em casos específicos. Porém, uso o mesmo smtpd para mx e para os meus
clientes.

Alguem poderia me indicar uma documentação mais detalhada desses processos
todos?

[]s

Renato de Oliveira Diogo

Bacharel em Ciência da Computação