[FUG-BR] iSCSI

Andre Luiz de Souza andresou25 em gmail.com
Quarta Junho 4 15:25:09 BRT 2008

Em 03-06-2008 14:44, N Guerra escreveu:
> Pessoal,
>
> É possível instalar o FreeBSD 100% num disco iSCSI remoto, sem ter
> qualquer disco local no servidor? Ou somente posso montar uma partição
> qualquer no iSCSI remoto após a instalação no disco local do FreeBSD?

O iSCSI é montado pelo iscontrol (man iscontrol, man iscsi.conf, man
iscsi_initiator ), logo, é necessário já ter o SO instalado e carregado.
Se você precisa de um servidor totalmente diskless, pode tentar utilizar
o esquema de boot PXE
(http://people.freebsd.org/~alfred/pxe/en_US.ISO8859-1/articles/pxe/article.html).
Se for o caso, tem um placa da Broadcom que diz ter suporte iSCSI na
própria placa de rede, efetuando a configuração do initiator na bios da
placa de rede. O modelo é o BCM5708
(http://www.broadcom.com/press/release.php?id=680298). Alguns servidores
Dell são fabricados com esse modelo.