[FUG-BR] abuso de segurança =/

Sábado Junho 14 13:20:39 BRT 2008

On Fri, Jun 13, 2008 at 10:30 PM, Marcus Vinicius
<marcovvinicius at gmail.com> wrote:
> Galera, sei q a lista eh d bsd, este email eh apenas em prol da segurança.
> (fato ocorrido em um cliente) bloqueio determinados usuarios por ips com
> squid, o problema eh q depois da hora de trab eles trocam o ips pelos ips da
> diretoria que nao tem restricoes obviamente. o problema eh que eles sao
> administradores locais em uma rede workgroup..eu sei.. uma m! mas ainda
> assim eu poderia restringilos? estou sedento por isso  ; )

Trave o MAC, que melhora um pouco, mas não resolve em definitivo

arp -s hostname ether_addr

Para maiores detalhes, man arp

Não resolve em definitivo, pois eles podem mucar o arp dos computadore,
mas o conflito neste caso seria bem mais grave.

Uso de vlans pode ajudar, dividindo a rede.

Cadastro de MAC x IP, e usar o arpwatch para detectar mudanças de IP.

Uso de leis trabalhistas, como suspensão de 1 dia para quem mudasse
o IP da máquina, e 3 dias para reincidência.

Tirar o poder de administrador de todos os usuários nas suas máquinas
de trabalho.

Etc.

João Rocha.