[FUG-BR] RES: RES: abuso de segurança =/

c0re dumped ez.c0re em gmail.com
Segunda Junho 16 10:43:35 BRT 2008

Em primeiro lugar você vai precisar de uma política de uso.

Aqui temos quase 2K usuários e por incrível que pareça não temos uma
política de bom uso do "serviço de Internet". Fico de mãos atadas
quando pego um cidadão acessando sites XXX ou sites de MSN (que surgem
as dezenas todos os dias). Se eu bloquear o cara-de-pau ele vai falar
"onde tá escrito que você pode fazer isso ?", como já rolou algumas
vezes.

As pessoas não sabem discernir entre computador de casa e computador
da empresa, pra elas é sempre "o meu computador", "o meu acesso à
Internet" e por aí vai.

Com um documento por escrito estabelecendo direitos e deveres dos
usuários, tudo fica melhor.

Sei que nesse ponto meu trabalho atual não serve muito de parâmetro
pra nada pois trabalho num Ministério, mas em empresas particulares
(onde já trabalhei como admin) o bicho pega.

Em governo tudo é bagunçado.. aqui por exemplo, todo mundo é chefe...
como dizem: "muito cacique e pouco índio".

Depois sugiro que você autentique por usuário, preferencialmente via
NTLM, pra ão ter perigo de fulano emprestar login pra cicrano e aí faz
as restriçoes por  usuário. Se estiver usando squid_ldap_auth tudo
fica melhor, pois você poderá aplicar as políticas por grupo.

E use um filtro de conteúdo... sua vida vai ficar muito mais fácil...

--
http://www.webcrunchers.com/crunch/

http://www.myspace.com/whippersnappermusic
http://www.purevolume.com/whippersnapper