[FUG-BR] VPN com IPsec vs OpenV`N

mantunes mantunes.listas em gmail.com
Segunda Junho 16 16:19:53 BRT 2008

Galera,

Gostaria de compartilhar uma experiência que tive usando o IPsec e o OpenVPN,

Tenho uma VPN para as filiais assim distribuída:

Matriz --- Filial 1 = VPN com IPsec
Matriz --- Filial 2 = VPN com Ipsec
Matrial --- Filial 3 = VPN com OpenVPN

Acontece que hoje de manha minhas VPN com Ipsec das filiais 1 e 2
param de funcionar e o da Filial 3 não teve nenhum problema,
a internet da matriz não parou, com muita análise, verifiquei o
seguinte,  ao pingar no endereço IPs da Matriz tanto no router com no
firewall acontecia um:

Redirect Host(New nexthop: 201.18.250.X)

Usando o trarceroute tudo estava normal, finalmente acionei a Telemar,
 eles me falaram que era problemas em uma das suas rotas
em um dos seus roteadores e foi consertado, minhas VPN com IPsec
voltou a funcionar.

O interessante que é para o OpenVPN estava tudo normal e minha filial
3 se comunicando com a matriz sem nenhum problema, só afetou foi os
túneis usando o IPsec..

Por isso que eu agora posso dizer que OpenVPN é sem dúvida nenhuma
muito melhor IPSec, Irei mudar rapidinho nas minhas filiais 1 e 2.

--
Marcio Antunes