[FUG-BR] Off topic Zimbra

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Sábado Março 1 23:00:08 BRT 2008

Bom... exatamente porque isso aconteceria da noite para o dia? Veja
que a compra da ZImbra pelo Yahoo! é uma questão de marketing, ou
seja, money, ou seja bufunfa. Se não há dinheiro que justifique o
port, ele não ocorrerá por conta da empresa, só porque ela também usa
free. Lembre-se que ela também usa Linux e Windows. Enfim, parece que
o que ocorre é a falta de interesse comercial.

Agora, vem a questão de verdade mesmo: o Zimbra tem uma versão Open
Source, ou seja, era só a comunidade FreeBSD se juntar, pegar o
source, e portar. Porque não ocorreu?

Por N fatores: ou não há interesse, ou não há mercado que valha à
pena, ou simplesmente porque do jeito que está, hoje em dia, atende
muito bem a todos, não precisando um port.

Afinal de contas... pelo que eu me lembre, esse treco aí é meio JSP
com uma parte em C/C++, ou seja, em tese, muito fácil de portar...
Agora, alguém tem interesse nisso? Digo, interesse em portar? Porque,
usar, todo mundo quer, né? De graça, até injeção na testa. Agora, se é
para ralar e portar... a coisa muda de figura...

Ah, por falar em portar (fugindo do assunto um pouco), o EasyEclipse
(www.easyeclipse.org), funcionou para mim, a versão do Linux no
FreeBSD, só com o linuxemulator. Se alguém for pegar o Zimbra para
portar, de repente, vale à pena dar uma olhada, já que o port do
eclipse (/usr/ports/java/eclipse), para mim pelo menos, quebrou toda a
vez que tentei realmente usar (digo isso para a versão 6.3, não testei
- nem sei se vou testar - no 7.0, mas a versão para linux, sob
emulação, funcionou).

Um abc