[FUG-BR] RES: FreeBSD 7 ZFS

Alexandre Biancalana biancalana em gmail.com
Quarta Março 5 22:15:32 BRT 2008

On 3/5/08, Renato Frederick <frederick em dahype.org> wrote:
> Alex, tem muito I/O em cima deste pool, está em produção?
>
>  Fico tentado a colocar em produção, mas antes estou achando mais prudente
>  substituir um backup Server com ufs2 e gmirror com espelho por um zfs...
>  :)

Aconselho você esperar mesmo. zfs no Free ainda é experimental.

Tive uma experiência muito ruim com zfs no final do ano passado, tenho
um servidor de backup com 10x 500GB Sata em Raid 6 que recebe dados de
outros 30 servidores. Na época não tive dúvidas em colocar zfs, pois o
sistema de backup que tenho aqui ficou simplismente perfeito
utilizando snapshots, reservation e live compression. Depois de alguns
tunings ficou bastante estável, entretanto fui surpreendido com bugs
ainda existentes e *perdi* todos os dados duas vezes.

Depois tive que ser mais conservador e remontar o servidor sem zfs. :-(

Minha dica é: use para testar, em servidores que não sejam missão
crítica ou de baixo volume de acessos. Eu uso no meu fileserver em
casa, tenho 4 discos de 80GB divididos em 2 mirrors, é muito show.

Att,