[FUG-BR] RES: RES: Fwd: [PSL-DF] Aprovado parecer que regulamenta as profissões de analista de sistemas e técnico de informática

Sexta Março 7 00:22:33 BRT 2008

Não há Problema algum.
O que acontece e que, com a profissão regulamentada, você pode começar a
usar o conceito de tabelas de honorários:

http://www.crea-mg.org.br/interna.aspx?id=2177

Não sei se a informática poderia ter uma tabela tão detalhada como esta:

http://www.crea-mg.org.br/upload_file/633071408693828787VALORESSEAMG_2007B.p
df

Mas, ao menos, teríamos parâmetros para questionar algo assim:

Se a base são 100 "cruzados/hora" e você se depara com um indivíduo cobrando
1 "cruzado/hora", tão abaixo da tabela sugerira pelo órgão, algo de errado
tem.

E todos sabemos que em toda profissão, preço baixo demais ou é desespero ou
é incompetência...

Todos aqui já tem uma ou outra história de um serviço que perdeu porque
alguém fez mais barato e depois de algum tempo o serviço voltou prá ele,
porque o alguém fez mal e porcamente ou não deu conta.

Isto é o que chamo delicadamente de "prostituição" da função.

Ou seja, você não é o "analista de suporte", fica sendo o "menino que toma
conta do computador da recepção".

Claro que mesmo entidades que possuem CREA sofrem de desvalorização, já vi
gente falando que o preço pago a um médico em cirurgia em determinados
hospitais é de fazer rir, não paga o risco que ele tem ao te abrir para
operar, mas isto é outro assunto, é desvio da idéia original da
regulamentação.