[FUG-BR] RES: FreeBSD 7 ZFS

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Sexta Março 7 23:37:52 BRT 2008

Alexandre Biancalana wrote:

> [...]
>
> Tive uma experiência muito ruim com zfs no final do ano passado, tenho
> um servidor de backup com 10x 500GB Sata em Raid 6 que recebe dados de
> outros 30 servidores. Na época não tive dúvidas em colocar zfs, pois o
> sistema de backup que tenho aqui ficou simplismente perfeito
> utilizando snapshots, reservation e live compression. Depois de alguns
> tunings ficou bastante estável, entretanto fui surpreendido com bugs
> ainda existentes e *perdi* todos os dados duas vezes.
>
> Depois tive que ser mais conservador e remontar o servidor sem zfs. :-(

Minha experiencia é semelhante.  Durante um upgrade de hardware em um
servidor de backup (coincidencia?), com 6 discos SATA, aproveitei para
colocar AMD64 e ZFS.  Eu queria usar as facilidades de snapshot e
compressão do ZFS.  Basicamente eu copiava todo o conteudo de outros
servidores para a partição ZFS, de 6 em 6 horas, e fazia um snapshot.
De tempos em tempo, eu pegava um dos snapshot e gerava um tgz.  O
problema é que o servidor travava de tempos em tempos., e eu não
conseguia saber por que  Mais ou menos a cada dois dias.  Depois de uma
semana, desisti e formatei com UFS.  Isso foi lá pelos tempos do 7.0-RC2
ou RC3.

Ainda fui teimoso e tentei usar snapshot de UFS, mas não tem comparação,
o ZFS é muito mais rápido pra isso.  E de qualquer forma, o snapshot do
UFS também travou num ambiente como o descrito acima.

Se depois de alguns patches alguem conseguir rodar um ZFS em um servidor
de alta carga, por favor, avise a lista.  ZFS é do caramba, e vai mudar
a nossa forma de pensar em recursos de disco.  Tou doido pra usar isso
em produção...