[FUG-BR] RE: IP´s Próprios - Alguém pode ajudar???

rogerio lopes tisora_taiuva em hotmail.com
Terça Março 18 10:36:13 BRT 2008

Paulo,

Isso depende do que exatamente você precisa. Se um /24 por exemplo atender à sua necessidade, existem várias operadoras de trânsito que podem designar  um bloco desse para você, e ter no whois esse bloco em nome da sua empresa. Mas isso ainda faria você estar "amarrado" a operadora, e se você quiser comprar um link de outra empresa, a operadora remove a delegação e você vai ter que reendereçar toda sua rede.

Agora, se você tem muitos clientes e conseguir justicar pelo menos 60% de um bloco /20, pode pensar em se tornar um AS (Sistema Autonomo) e requerer o seu próprio bloco /20 junto ao Registro.br. Isso te daria autonomia em optar pela operadora sem transtornos quanto ao endereçamento. Porém isso implica em usar BGP, ter routers que suportem uma tabela de full-routing, pessoal com conhecimento da tecnologia....

Espero ter ajudado.